whey protein

Conheça os mitos sobre o Whey Protein

Vamos entender melhor e explicar os principais mitos sobre Whey Protein.

O Whey Protein é o suplemento alimentar mais falado e também o mais vendido. Praticantes de academia já estão acostumados com aqueles potes grandes, enquanto para novatos pode ser algo bem assustado e parecer até perigoso.

Muitas informações sobre o whey protein que estão na internet ou são faladas por amigos são erradas ou tendenciosas. O whey protein pode ser um aliado de quem quer emagrecer e também para quem quer ganhar peso.

Vamos entender isso melhor agora, explicando os 5 principais mitos sobre esse suplemento que pode ser um aliado.

Ao adotar um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação balanceada e uma rotina de atividade física, é comum querer ganhar massa muscular – e ouvir falar constantemente de suplementos ou complementos proteicos, como o Whey Protein, por exemplo. Mas afinal, o que é e como funciona?

Trata-se da proteína do soro do leite que possui rápida absorção. Um complemento alimentar que, em sua composição, contém todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir e, portanto, precisamos ingerir através da alimentação.

A nutricionista da Vitamine-se, Aline Oliveira, destaca que esse suplemento traz muitos benefícios. “O Whey Protein oferece praticidade, saciedade e é um complemento da dieta proteica diária”, diz Aline Oliveira, nutricionista da Vitamine-se. Além disso, também melhora o sistema imunológico e auxilia na manutenção óssea do corpo.

Ainda tem dúvidas sobre indicações ou contraindicações desse produto? Então, confira os principais mitos e verdades:

Só deve tomar Whey Protein quem pratica atividade física?
O Whey Protein é um complemento alimentar protéico, logo, serve para suprir necessidades nutricionais de qualquer pessoa. Por outro lado, nem todo mundo que pratica exercícios físicos precisa tomar Whey Protein, uma vez que é necessário avaliar a necessidade individual. Na dúvida, consulte sempre seu médico ou nutricionista de confiança.

Whey Protein engorda?
Assim como qualquer outro produto que tem calorias, quando consumido em excesso, pode engordar. Vale ressaltar que há formas que são pouco calóricas e podem ser incluídas em um plano alimentar, sem elevar o número na balança.

Intolerantes à lactose não podem tomar Whey Protein?
Depende. A intolerância à lactose nada mais é que a incapacidade de digerir totalmente a lactose de produtos que são derivados do leite. O Whey Protein concentrado costuma ter grandes quantidades de lactose e, consequentemente, pode ser ruim para algumas pessoas digerirem. Já o Whey isolado pode ser a melhor opção para quem sofre de intolerância à lactose, já que é a forma mais pura da proteína do soro do leite.

O Whey Protein é uma alternativa para refeições práticas?
Verdade. Existem diversas formas de consumir esse complemento alimentar, afinal, ele é rápido e prático para o dia a dia e pode ser utilizado, inclusive, em shakes, no suco ou até mesmo adicionando à frutas picadas.

É uma boa opção para quando não é possível fazer uma refeição completa ou quando não há fome para comer proteína animal, como frango e ovos, outros grandes exemplos de fontes proteicas.

Ele ainda pode ser consumido no café da manhã ou como sobremesa.

O consumo pode contribuir para o ganho de massa muscular?
Verdade. Por ser uma ótima fonte de proteína, o Whey Protein acaba estimulando a hipertrofia. Entretanto, ele não é o único fator que irá ajudar no ganho de massa muscular. Isso porque a dieta deve ser balanceada com outros grupos alimentares e, é claro, a prática de atividade física deve ser regular. Ainda: é necessário que o músculo descanse adequadamente para haver ganho.

O Whey Protein pode gerar problemas renais ou hepáticos?
Mito. Mas entende-se que quem vai consumir Whey Protein já adota uma dieta equilibrada e toma esse suplemento alimentar de forma balanceada. Ou seja, em quantidades adequadas, não haverá problemas de saúde renais ou hepáticos.

Whey Protein e anabolizantes são a mesma coisa?
Mito. Embora esse mito já esteja caindo, ainda é comum que as pessoas relacionem suplementos alimentares com anabolizantes e acreditem que são a mesma coisa. No entanto, é preciso destacar que não são.

O Whey Protein é um produto obtido a partir do leite. Já os anabolizantes são medicamentos compostos pelos hormônios testosterona e do crescimento (GH) e, geralmente, são utilizados de forma errônea para atingir resultados rápidos em academias. Logo, um não tem nada a ver com o outro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Mais lidas

Receba nossas notícias

Cadastrar email

Sem spam, apenas notificações sobre as últimas notícias e artigos.

Ver mais notícias sobre:

Continue lendo

Posts relacionados